A Multiplan Empreendimentos Imobiliários (MULT3) divulgou, nesta quinta-feira (08/02), os resultados operacionais e financeiros do 4º trimestre de 2023 e do ano. Entre os destaques está o marco histórico de R$ 1,0 bilhão de lucro líquido, um aumento de 32,6% em relação a 2022 e mais que o dobro dos quatro anos anteriores (R$ 471,0 milhões em 2019).
Com uma estratégia de crescimento de longo prazo, as vendas da Multiplan somaram R$ 21,9 bilhões em 2023, alta de 9,6% vs. 2022 e o maior valor já registrado em um ano. No 4T23, as vendas foram de R$ 6,9 bilhões, um aumento de 9,6% vs. 4T22, também um recorde para um trimestre.
Todos os shoppings da Companhia apresentaram crescimento de vendas em 2023 (vs. 2022) e no 4T23 (vs. 4T22), tanto em função de uma gestão acertada do mix, quanto da entrega de experiências diversificadas aos clientes. Ao todo, foram realizados 1.071 eventos no ano, que atraíram o público e contribuíram para estes resultados.
Com isso, a Multiplan ampliou sua fatia no mercado de shoppings de 10,4% em 2022 para 11,3% em 2023, um aumento significativo desde 2019, quando era de 8,5%. O ganho de market share é também consequência da produtividade. As vendas/m2 da empresa foram 128,1% superiores aos shoppings brasileiros em 2023.
Em janeiro de 2024, o ritmo de vendas seguiu acelerado, avançando 8,9% frente ao mesmo período do ano passado.
2023 também foi marcado pela maior atividade comercial já registrada pela empresa: 584 novas lojas foram adicionadas, refletindo um turnover de 80,3 mil m2 (9,1% da ABL total) - área superior ao BarraShopping (RJ), o maior shopping do portfólio do grupo. Destas, 105 foram locadas no 4T23, sendo 104 lojas satélites.
Atendendo à forte demanda do público, o segmento de Alimentação & Áreas Gourmet segue como ponto forte do período. Suas vendas aumentaram, em 2023, 13,2% vs. 2022, o maior aumento anual entre os cinco segmentos (Artigos do Lar & Escritório, Artigos Diversos, Vestuário, Serviços, Alimentação & Áreas Gourmet).
A taxa de ocupação média foi de 96,3% no 4T23, evidenciando uma tendência positiva. Doze shoppings registraram taxas superiores a 97% e dois acima de 99%.
Outro destaque foi a Inadimplência Líquida, que apresentou taxa baixíssima no ano: 1,2%, contribuindo para uma melhor gestão de capital.
Este cenário operacional positivo influenciou diretamente os resultados financeiros da Multiplan, alavancando receitas, reduzindo despesas e gerando maiores margens:
A Receita Bruta totalizou R$ 2,2 bilhões em 2023, maior valor já registrado pela Companhia em um ano, apresentando crescimento de 12,2% vs. 2022. A alta foi impulsionada por estacionamento (+17,8% - maior valor já reportado) e serviços (+ 30,9%). Somente no 4T23, a Receita Bruta somou R$ 621,9 milhões.
O NOI cresceu 12,2% vs. 2022, alcançando R$ 1,8 bilhão, um recorde. A margem NOI anual também foi a maior já registrada: 90,3%. No 4T23, o NOI foi de R$ 491,8 milhões e a margem de 89,9%.
Já o EBITDA atingiu R$ 1,5 bilhão, superando 2022 em 18,0%. No 4T23, o aumento foi de 4,9% vs. o 4T22, somando R$ 393,1 milhões.
O FFO totalizou R$ 1,2 bilhão, um avanço de 20,4% em relação a 2022.
Como já mencionado anteriormente, o Lucro Líquido da Companhia em 2023 atingiu a marca histórica de R$ 1,0 bilhão, sendo R$ 302,6 milhões o Lucro Líquido registrado no 4T23, 26,6% a mais do que o mesmo período do ano anterior.
A Multiplan vem mantendo sua estratégia de crescimento ano após ano, por meio de uma locação estratégica de capital e investimentos constantes na melhoria de seus ativos. Em 2023, a Companhia investiu R$ 595,5 milhões em Capex, sendo R$ 232,3 milhões somente no 4T23.
Ao longo de 2023, a empresa também retornou R$ 704,7 milhões aos acionistas via Juros sobre Capital Próprio e o Programa de Recompra de Ações. Nos últimos cinco anos, foram distribuídos um total de R$ 2,3 bilhões.
Expansões e revitalizações
Atualmente, a Multiplan possui sete expansões mapeadas, sendo uma recém-lançada (dez/23) - MorumbiShopping (SP), e duas em execução - ParkShoppingBarigüi (PR) e DiamondMall (MG), que serão entregues em 2024. Ao todo, serão quase 70 mil m2 de ABL em expansões nos próximos anos.
Além das expansões, a empresa tem investido em revitalizações, com o objetivo de renovar o layout e aprimorar o mix de lojas. As revitalizações em andamento contemplam, principalmente, o DiamondMall (MG), ParkShopping (DF), PátioSavassi (MG) e NewYorkCityCenter (RJ).
Imobiliário
O Golden Lake (RS), grande novidade da Multiplan no mercado imobiliário residencial, é o primeiro bairro privativo de Porto Alegre e ícone do segmento de alto padrão no país. O projeto ocupa uma área de 163 mil m² e possui sete condomínios interligados a uma inédita área de esportes, lazer e entretenimento.
A construção do Lake Victoria – o primeiro condomínio do Golden Lake – continua no ritmo planejado. Das 94 unidades disponíveis, 59,4% da área privativa foi vendida. O crescimento da receita de vendas dos imóveis foi de 35,6%, comparado ao ano de 2022. A construção está prevista para ser concluída em dezembro de 2024.
Inovação
A principal plataforma digital da Multiplan, o superapp Multi, segue evoluindo e agregando novas funcionalidades, sendo um ponto de contato com os clientes antes, durante e após a visita ao shopping. O aplicativo terminou o ano de 2023 entre os top 10 aplicativos gratuitos mais baixados na AppStore, totalizando 5,5 milhões de downloads acumulados e 18 milhões de sessões, além de crescer mais de 40% em relação a 2022.
Mais uma iniciativa inovadora, que vem ganhando relevância e robustez, é a entrada expressa aos estacionamentos da Multiplan, o chamado “Acesso Multi”. Até o fim de abril, todos os shoppings Multiplan estarão totalmente sem cancelas de entrada, aderindo ao modelo free flow. O serviço é realizado através de câmeras, que possibilitam a leitura automática das placas dos veículos. O “Acesso Multi” já tem mais de 300 mil pessoas cadastradas.
ESG
Com aproximadamente 250 ações realizadas no último ano, o “Multiplique o Bem”, hub de ações sociais da Companhia, contribuiu ativamente para o desenvolvimento social e a qualidade de vida das comunidades nas quais os shoppings estão presentes. Durante as iniciativas, foram arrecadados mais de 186 mil itens de higiene pessoal, limpeza e roupas, além de 110 toneladas de alimentos. Mais de 500 pets conseguiram um novo lar e 4.500 bolsas de sangue foram doadas, que ajudaram a salvar cerca de 18 mil vidas.
O balanço completo do 4T23 está disponível neste link.