A Multiplan divulgou os resultados operacionais e financeiros do quarto trimestre e do ano de 2024. Impulsionada pelo desempenho sólido de seus 20 shoppings e iniciativas estratégicas de expansão, inovação e alocação de capital, a Companhia alcançou recordes históricos. O lucro líquido anual atingiu R$ 1,3 bilhão, o que representa um aumento de 31,4% em relação ao ano anterior. No 4T24, o lucro apurado foi de R$ 512,4 milhões, uma evolução de 69,4%.
O ano de celebração de cinco décadas da Multiplan marcou um importante avanço nas metas e no desenvolvimento da Companhia. A receita líquida no ano totalizou R$ 2,5 bilhões (+23,8%) e R$ 936,3 milhões no 4T24 (+64,1%), reflexo da melhora operacional e positivamente impactada pelas expansões e revitalizações. A empresa também fechou o ano com crescimento em índices importantes como NOI (+6,0%), FFO (+27,3%) e EBITDA (+22,3%).
“Tivemos um ano histórico, marcado por investimentos em expansões e revitalizações. Demos continuidade à estratégia de ampliar e melhorar os nossos ativos, o que vem gerando resultados positivos ano após ano. Inauguramos as expansões do DiamondMall (MG) e do ParkShoppingBarigüi (PR); e lançamos a do ParkShopping, em Brasília. Concluímos, também, a primeira fase das revitalizações do BarraShopping (RJ) e do MorumbiShopping (SP)”, comenta Eduardo Kaminitz Peres, presidente da Multiplan.
As vendas totais nos shoppings da Multiplan atingiram R$ 24,0 bilhões no acumulado de 2024, com alta de 9,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. No 4T24, as vendas atingiram recorde trimestral de R$7,6 bilhões, com uma evolução de 10,7% em relação ao quarto trimestre de 2023, se firmando também como o trimestre com maior crescimento em vendas no ano.
Todos os shoppings tiveram aumento nas vendas em 2024, com destaque para o NewYorkCityCenter (RJ), que registrou a maior evolução de todos (33,8%), impulsionada pelo projeto de revitalização, que incluiu melhorias nos pisos, iluminação, mobiliário e novas opções gastronômicas.
Datas comemorativas também estimularam o varejo e, na semana do Natal, por exemplo, os empreendimentos da Multiplan tiveram uma elevação de 11,0% em vendas, percentual superior aos dados registrados pela Abrasce (+5,5%) e pelos grandes varejistas (+3,4%). *
No âmbito comercial, novas lojas foram locadas, o que contribuiu para um aumento na taxa média de ocupação - o maior desde 2020 -, chegando a 96,2% em 2024. NewYorkCityCenter (RJ), ShoppingSantaÚrsula (SP) e ParkShopping (DF) foram os shoppings que mais se destacaram. Já no 4T24, a taxa de ocupação ficou em 96,7%.
Além disso, mais de 1,2 mil eventos foram realizados ao longo do ano nos shoppings da Multiplan, reforçando a importância desses espaços como centros de convivência e entretenimento.
“Outro marco importante de 2024 foi a realização da maior recompra de ações da nossa história, no valor de R$ 2,1 bilhões, majoritariamente provenientes da transação realizada com a antiga sócia OTPP (Ontario Teachers' Pension Plan), reforçando nosso compromisso com a criação de valor para acionistas e a empresa”, completa o executivo.
EXPANSÕES E REVITALIZAÇÕES
Ao longo de 2024, a Multiplan investiu R$ 911,0 milhões, 53,0% a mais que no ano passado, sendo a maior parte destinada para expansões e revitalizações. Duas grandes expansões foram entregues: o ParkShoppingBarigüi (PR), que recebeu R$ 400 milhões para ampliar sua estrutura em 14.314 m², incluindo um terceiro piso, 75 lojas e um centro médico com 25 especialidades; e o DiamondMall (MG), que ganhou um novo quarto piso e 25 lojas voltadas ao mercado de luxo, com aporte de R$ 86 milhões. As expansões já tiveram um reflexo significativo nas vendas. No 4T24, o DiamondMall e o ParkShoppingBarigüi somaram vendas de R$ 837,6 milhões, representando um crescimento de 18,0% em comparação com o mesmo período de 2023.
Além disso, três expansões estão em andamento. A do Parque Shopping Maceió (AL) será inaugurada em 2025, enquanto o MorumbiShopping (SP) e o ParkShopping (DF) terão suas novas áreas entregues em 2026.
IMOBILIÁRIO
No segmento imobiliário, foi lançada, em setembro, a segunda fase do empreendimento Golden Lake, em Porto Alegre. O novo condomínio, Lake Eyre, contará com 127 apartamentos e tem um Valor Geral de Vendas (VGV) estimado em R$ 350 milhões. Mais de 40% das unidades já foram vendidas. As obras estão previstas para começar em junho de 2025.
Localizado às margens do Rio Guaíba, ao lado do complexo BarraShoppingSul, o Golden Lake é o primeiro bairro privativo da cidade e contará com oito condomínios fechados, totalizando 18 torres. A primeira fase do projeto, o Lake Victoria, está em obras e será entregue no primeiro semestre de 2025. Ele reúne quatro torres em um terreno de 18,7 mil m². No total, o bairro terá 500 mil m² de área construída e 250 mil m² de área privativa, incluindo lago de águas cristalinas, Wellness Center com spa, piscina coberta, Fitness Center, Beach Club, áreas de esporte, lazer e festas e uma praia privativa.
INOVAÇÃO
O aplicativo Multi, plataforma digital da Multiplan voltada ao relacionamento com clientes, encerrou 2024 com um marco expressivo: nos últimos 12 meses, registrou 28 milhões de acessos e mais de 1,5 milhão de novos cadastros. Em dezembro, foi o 8º app de compras grátis mais baixado na App Store, destacando-se como o único de uma administradora de shoppings entre os 10 primeiros. Desde o lançamento, em 2019, o Multi já superou 8,0 milhões de downloads e, no último ano, cresceu quase 45,5%, atingindo 1,3 milhão de usuários ativos por mês. Com uma proposta focada em conveniência e benefícios exclusivos, a plataforma oferece descontos, resgate de ingressos e cadastro de veículos pelo Acesso Multi.
Com esse desempenho, a Multiplan inicia 2025 com perspectivas promissoras, incluindo novas expansões, revitalizações e estratégias voltadas à inovação e experiência do cliente, sempre com o objetivo de gerar valor para acionistas e consumidores.
Para mais informações, acesse o balanço completo do 4T24 aqui.
*Fonte: “Relatório de Resultados Natal 2024” – Abrasce (link).