A Multiplan Empreendimentos Imobiliários (MULT3) divulgou os resultados operacionais e financeiros do 3º trimestre de 2024. Mais uma vez, a Companhia apresentou números de crescimento expressivos, como vendas dos shoppings e lucro líquido. No período, a empresa também anunciou a maior recompra de ações de sua história e do mercado de shoppings, no valor de R$2 bilhões, aprovada em Assembleia Geral Extraordinária, no dia 21 de outubro. 

Os destaques positivos deste 3o trimestre foram alavancados pelos fortes resultados dos 20 shoppings. As vendas dos lojistas totalizaram R$5,7 bilhões, crescendo 9,2% em relação ao ano anterior, mais do que o dobro da inflação. No Rio Grande do Sul, os empreendimentos mostraram uma recuperação surpreendente, após as chuvas que afetaram a região. Juntas, as vendas do ParkShopping Canoas e BarraShoppingSul atingiram R$493,4 milhões no 3T24, um aumento de duplo dígito (+20,4%) em comparação ao 3T23. Esta retomada evidencia a resiliência e o posicionamento estratégico da companhia na região. 

O lucro líquido registrado no 3T24 foi de R$279,6 milhões, o que representa um acréscimo de 6,1% ano contra ano. Já nos primeiros nove meses do ano, o lucro acumulado foi de R$828,3 milhões, uma evolução de 15,4%. A receita líquida também cresceu 6,5% no 3T24 em relação ao 3T23, totalizando R$545,1 milhões, demonstrando a capacidade da Companhia de gerar receitas de múltiplas fontes.
    
No trimestre, a taxa de ocupação média do portfólio da Multiplan foi de 96,2 %, um avanço de 18 p.b. em relação ao mesmo período de 2023, um crescimento ainda mais acentuado se considerada a taxa de ocupação ao final de setembro de 2024, de 96,4%. A inadimplência líquida registrada foi negativa (-0,1%). Ambos os indicadores contribuíram para o aumento do resultado operacional líquido (NOI) e sua margem, que atingiu 93,2%, a maior já registrada em um terceiro trimestre.
 
Programa de Recompra de Ações

Outro marco do 3T24 foi o anúncio da recompra de 90 milhões de ações detidas pelo fundo canadense Ontario Teachers Pension Plan (OTPP), no valor de R$ 2 bilhões. O preço de recompra de R$22,21 representa um dos maiores cap rates desde a abertura de capital. A iniciativa foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária, no dia 21 de outubro.
“Essa transação destaca a eficácia na alocação de capital, focada no retorno aos acionistas. Além dos resultados operacionais expressivos, que demonstram a evolução e a resiliência da Companhia, a Multiplan conseguiu capitalizar oportunidades. Continuamos investindo em projetos de expansão e revitalização, sempre visando criar valor”, esclarece o vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Multiplan, Armando d’Almeida Neto.

Expansões e Revitalizações

No 3T24, a companhia investiu R$ 119,0 milhões em projetos de expansão. Em relação aos nove primeiros meses do ano, esse total foi de R$ 309,7 milhões. 
As obras de expansão seguem em ritmo acelerado. Com entrega prevista para novembro, o projeto do DiamondMall (MG) contou com um investimento de R$ 86 milhões e inclui 25 novas lojas. Com mais de 5 mil m² de área adicional, a iniciativa visa aumentar o conforto e a modernidade do local, além de revitalizar diversas áreas. O ParkShoppingBarigüi (PR) inaugura sua maior expansão também em novembro, com 14 mil m², 75 novas operações e um centro médico.

Em outubro, a Companhia anunciou ainda, a 10ª expansão do ParkShopping (DF), com obras iniciando em janeiro de 2025. Será feito um investimento de R$ 221 milhões, que adicionará 8.615 m² de área bruta locável e mais de 60 novas lojas. Além disso, estão em andamento as expansões do MorumbiShopping (SP) e do Parque Shopping Maceió (AL). 
Durante o 3T24, também foram feitos investimentos relevantes para revitalizações de 13 shoppings, com destaque especial para BarraShopping (RJ), MorumbiShopping (SP), DiamondMall (MG) e PátioSavassi (MG).

Lake Eyre

Em setembro de 2024, a Multiplan também anunciou o lançamento da segunda fase do projeto Golden Lake, o Lake Eyre (Porto Alegre), que inclui 127 apartamentos com Valor Geral de Vendas (VGV) estimado em R$ 350 milhões. O início da construção está previsto para junho de 2025.

Inovação

Com ênfase na experiência e na inovação, o aplicativo MULTI segue apresentando resultados positivos. No 3T24, foram 1,2 milhão de usuários únicos ativos, um crescimento de 55% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Houve também um aumento de 70% de sessões no aplicativo, além do marco dos mais de 7 milhões de downloads acumulados.

Já o Acesso Multi, solução de pagamento automático de estacionamento nos shoppings Multiplan, ultrapassou 1,25 milhão de veículos cadastrados por mais de 1 milhão de usuários. Em alguns shoppings da Companhia, a participação de pagamentos de estacionamento via Acesso Multi já ultrapassa 60%. A estratégia bem-sucedida do Acesso Multi resultou em um aumento de 8,9% na receita de estacionamento no trimestre.

Outro ponto alto é o Programa de Relacionamento MultiVocê, que cresceu 73% em compras registradas por clientes, totalizando mais de 280 mil benefícios resgatados, uma média superior a 3 mil por dia. 

Projeto de Escolarização

O trimestre também marcou a chegada do projeto de escolarização aos 20 shoppings da companhia, com o propósito de qualificar colaboradores e promover a inclusão social por meio do acesso à educação. Em setembro, o JundiaíShopping (SP) e o ParkShoppingBarigui (PR) foram incluídos na iniciativa, completando assim o ciclo em toda a rede. A expectativa é que o programa beneficie cerca de mil pessoas a cada ciclo de aulas, abrangendo os sete estados onde a Multiplan atua.

Confira o balanço completo do 3T24 neste link.