A Multiplan Empreendimentos Imobiliários (MULT3) divulgou os resultados operacionais e financeiros do 2º trimestre de 2024, destacando um crescimento de 14% no lucro líquido em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 282 milhões. No acumulado do semestre, o lucro líquido foi de R$ 549 milhões, uma alta de 21%.
A capacidade de crescimento contínuo da Multiplan, orientada por uma gestão eficiente e com foco na geração de valor a partir dos seus ativos, é refletida também em outros indicadores apresentados no 2T24. A receita líquida cresceu 7,4% no trimestre, somando R$ 540 milhões, impulsionada pelo segmento imobiliário. As vendas dos lojistas aumentaram 6,3%, alcançando R$ 5,6 bilhões, e o custo de ocupação foi reduzido para 13%, o menor nível dos últimos cinco anos. A taxa média de ocupação dos shoppings foi de 96%, com quatro empreendimentos reportando ocupação superior a 98%. No período, foram inauguradas 124 novas lojas.
Outro destaque foi a recompra de 4,9 milhões de ações no 2T24, superando o número registrado em 2023, e o retorno de R$ 801 milhões aos acionistas via Juros sobre Capital Próprio e o Programa de Recompra de Ações.
Foram realizados 308 eventos no período, um aumento de 24,7% em relação ao 2T23. No acumulado do semestre, foram 629 eventos, sempre com o objetivo de promover uma experiência completa ao consumidor.
Expansões e revitalizações
A estratégia de crescimento de longo prazo da Multiplan segue focada em investir em seus ativos próprios, priorizando projetos de expansão e revitalização. No trimestre, foram realizados investimentos de R$ 270 milhões em expansões e revitalizações, além da aquisição de participação minoritária no ParkJacarepaguá (RJ). As obras no DiamondMall (MG) e no ParkShoppingBarigüi (PR) estão em ritmo acelerado, com entregas previstas para novembro.
Atuação no Rio Grande do Sul
A Multiplan investe no Rio Grande do Sul há quase 30 anos e apoiou a região durante as fortes chuvas em abril. Seguindo o movimento de reconstrução local, após os eventos climáticos, os shoppings da Companhia mostram uma recuperação significativa. No 2T24, as vendas cresceram 17,7% no BarraShoppingSul e 4% no ParkShopping Canoas em relação ao ano anterior. No Golden Lake, 63% das unidades já foram comercializadas.
Investimento em cultura
Como parte da estratégia de entregar uma experiência cada vez mais ampla ao consumidor, a Multiplan segue promovendo cultura e lazer por meio de seus teatros e centros de eventos. Atualmente, esses espaços contam com mais de 18.500m², o que representa 2,1% da ABL total do portfólio de shoppings da Companhia. A iniciativa impulsiona o fluxo dos shoppings, ao mesmo tempo que estimula e promove o acesso à cultura no país. Em julho, foi inaugurado o quinto Multiplan Hall no ParkShoppingSãoCaetano, em São Paulo. Em agosto, será inaugurada a unidade do MorumbiShopping (SP) e, em breve, no PátioSavassi (MG).
Inovação
A inovação é um dos pilares da Companhia, com cerca de 2 milhões de usuários únicos no aplicativo MULTI no primeiro semestre, um aumento de 54% em relação ao ano anterior. O Acesso Multi sem cancela, implementado em quase todos os shoppings, já soma quase 900 mil cadastros comprovando sua eficácia em levar conforto e comodidade aos clientes.
ESG
No âmbito ESG, a Multiplan divulgou a 16ª edição do Relatório Anual de Sustentabilidade, destacando conquistas em aspectos sociais, ambientais e de governança, como 100% da energia dos shoppings provenientes de fontes renováveis e a expansão do Projeto de Escolarização para todos os shoppings da Companhia.
Confira o balanço completo do 2T24 neste link.