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01.11.2016

Vendas nos shopping Multiplan crescem 2,9% no terceiro trimestre, para R$3,1 bilhões

A Multiplan divulgou, dia 31 de outubro, o resultado do terceiro trimestre de 2016. Os números mostram melhora operacional e estabilidade nos indicadores financeiros. No período, os lojistas dos shopping centers da Multiplan registraram um crescimento de vendas de 2,9%, para R$ 3,1 bilhões, um resultado positivo frente às condições econômicas desafiadoras durante o ano.  Nos primeiros nove meses do ano, as vendas aumentaram 2,9%, para R$ 9,4 bilhões.

O New York City Center e o VillageMall foram os principais destaques no trimestre, com crescimentos de 10,9% e 8,9% respectivamente. Os dois shopping centers beneficiaram-se de inaugurações recentes de lojas que elevaram as vendas dos ativos.

Todos os meses do trimestre apresentaram crescimentos das vendas e, mesmo com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro causando um efeito distrativo ao consumo em agosto, no mês de setembro foi registrado o maior aumento de vendas do período.

O crescimento das vendas nas mesmas lojas acelerou pelo segundo trimestre consecutivo, para 2,8%, aproximando-se das vendas na mesma área, que cresceram 3,2%. As vendas nas mesmas lojas se expandiram em todos os segmentos nas lojas âncoras e satélites, refletindo um cenário operacional mais equilibrado no terceiro trimestre.

O segmento de serviços continuou a liderar o desempenho nas mesmas lojas no trimestre, com crescimento de 8,6%, impulsionado por lojas de telefonia, agências de viagem e farmácias. O segmento de artigos para o lar & escritório, após aumentar 2,7% no segundo trimestre, continuou a registrar números crescentes comparado ao desempenho mais lento durante 2015, e acelerou 4,7% no trimestre atual, onde destacaram-se lojas de eletrônicos e decoração.

A taxa de inadimplência foi reduzida para 3,1% no terceiro trimestre. A taxa de ocupação se mantém praticamente inalterada em 97,4%, comparado a 97,6% no do segundo trimestre do ano.

A resiliência operacional e a atratividade do portfólio da Multiplan são refletidas pela forte taxa de ocupação dos primeiros cinco shopping centers da companhia, em 98,2% durante no terceiro trimestre.    

A receita bruta da companhia totalizou R$ 300,2 milhões no terceiro trimestre de 2016, um crescimento de 2,9% em relação ao mesmo período do ano passado, tendo a receita de locação como maior componente, representando R$ 213,7 milhões.

A receita de locação aumentou 7% no terceiro trimestre e a receita de estacionamento cresceu 7,5%, levando a um resultado operacional líquido (NOI) de R$ 229,7 milhões, com margem de 85,5%. O principal destaque do período foi a receita de merchandising, com um aumento de 9,6%, influenciada em parte, pelos Jogos Olímpicos.

O Morumbi Corporate, complexo de duas torres comerciais (Diamond Tower e Golden Tower) localizado em frente ao MorumbiShopping, contribuiu com R$ 21,5 milhões à receita de locação no terceiro trimestre, um aumento de 24,7% se comparado ao mesmo período de 2015. Nos últimos 12 meses, o complexo contribuiu com R$ 81,1 milhões em receita, um crescimento de 34,8% em relação ao ano anterior.

O EBITDA Consolidado do trimestre totalizou R$ 184,4 milhões, um aumento de 1,2% sobre o terceiro trimestre de 2015, principalmente devido a um crescimento de 2,8% na receita líquida, impulsionado pela evolução de 7,5% na receita de estacionamento e 7,0% na receita de locação e a uma redução de 49,3% em despesas relacionadas a novos projetos.

A razão dívida líquida/EBITDA permanece em 2,40x.  A fim de reforçar sua posição de caixa e fazer frente ao desembolso da recente aquisição de participação minoritária no BarraShopping e no MorumbiShopping, a Multiplan assinou em setembro de 2016 um empréstimo de três anos no valor de R$ 325 milhões, a uma taxa de 108,0% do CDI a.a. Os juros serão pagos semestralmente e o principal será pago em setembro de 2019.

No terceiro trimestre de 2016, o lucro líquido totalizou R$ 58 milhões, uma redução de 0,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O preço da ação MULT3 (na BM&FBOVESPA) aumentou 66,3% nos nove primeiros meses de 2016, com uma média diária de valor negociado de R$ 40,8 milhões.

 

 Sobre a Multiplan –  Atualmente, possui 18 shopping centers distribuídos pelo país: BarraShopping, New York City Center, ParkShoppingCampoGrande e VillageMall, no Rio de Janeiro (RJ); BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi, em Belo Horizonte (MG); MorumbiShopping, ShoppingAnáliaFranco e ShoppingVilaOlímpia, em São Paulo (SP); JundiaíShopping, em Jundiaí (SP); ParkShoppingSãoCaetano, em São Caetano do Sul (SP); RibeirãoShopping e Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto (SP); ParkShopping, em Brasília (DF); ParkShoppingBarigüi, em Curitiba (PR); BarraShoppingSul, em Porto Alegre (RS); e Parque Shopping Maceió, em Maceió (AL). O portfólio de shopping centers em operação totaliza uma ABL de 775.561 m², mais de 5.400 lojas e tráfego anual de consumidores estimado em 180 milhões. A Multiplan detém participação média de 73,8% em seus shoppings. Adicionalmente, a empresa possui dois conjuntos de torres comerciais com ABL total de 87.558 m², que somada à área de total dos shopping centers, soma uma ABL de 863.119 m². 

 

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