Notícias

30.07.2019

Vendas dos shoppings Multiplan crescem 6,6% no 2º trimestre de 2019

Clique na imagem para ampliar.

A Multiplan Empreendimentos Imobiliários divulgou ontem os resultados do segundo trimestre de 2019. A Companhia continua entregando sólidos resultados, com desempenho operacional forte – indicadores como receita de aluguel, taxa de ocupação e vendas dos shoppings tiveram aceleração em comparação ao primeiro trimestre –, enquanto otimiza seu mix de lojas.

No segundo trimestre, as vendas dos lojistas dos shopping centers cresceram 6,6% com relação ao mesmo trimestre do ano anterior, a R$ 3,8 bilhões. O crescimento foi impulsionado pelo aumento das vendas em 18 dos 19 empreendimentos do portfólio da Multiplan. As vendas foram impulsionadas principalmente pelos resultados dos shoppings mais novos da Companhia, inaugurados a partir de 2012, que apresentaram crescimento agregado de 13,9% - indicativo que comprova que estão na trajetória de consolidação. Destaque para: o ParkShopping Canoas, que completou um ano de operação em novembro passado e apresentou aumento de vendas em 28,3% neste trimestre; o VillageMall, beneficiado pela mudança de mix durante 2018, com crescimento de 13,5%; e o JundiaíShopping, também beneficiado pelas recentes mudanças no mix e inaugurações de sucesso, com vendas crescendo 13,4%. Entre os malls já consolidados, vale destacar os resultados do RibeirãoShopping, BH Shopping e BarraShopping com crescimentos de venda de 8,0%, 7,7% e 5,8% no segundo trimestre, respectivamente.

As vendas nas mesmas lojas (SSS) expandiram 6,7% no segundo trimestre, impulsionadas pelo segmento de Serviços, que apresentou, mais uma vez, o maior aumento de SSS (+22,2%).

A receita de locação alcançou R$265,7 milhões no período, um crescimento de 6,2% sobre o mesmo trimestre do ano anterior, principalmente por conta da recente aquisição de 20% do BH Shopping, que levou a um crescimento de dois dígitos (+38,0%) em seu aluguel no trimestre; do efeito do ajuste do IGP-DI de 7,2%; e da adição de R$1,9 milhão na receita de merchandising, principalmente no BH Shopping e no MorumbiShopping. O aluguel nas mesmas lojas (SSR) alcançou um aumento de 9,6%, o maior crescimento em cinco anos, desde o segundo trimestre de 2014. Os shoppings continuam apresentando uma ótima ocupação com sua taxa final de 97,6%, um aumento de 26 p.b sobre o mesmo período do ano anterior. Em relação ao primeiro trimestre de 2019, a ocupação aumentou 45 p.b.

O Resultado Operacional Líquido (NOI), importante indicador do setor imobiliário que representa a soma da receita das propriedades descontado as despesas necessárias para operá-las, totalizou R$ 293,2 milhões no segundo trimestre, crescendo 7,3% sobre o mesmo período do ano anterior, beneficiado pelo aumento da receita de locação e estacionamento.

No segundo trimestre deste ano, o EBITDA acumulou R$ 214,1 milhões, uma redução de 16,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, principalmente resultante do impacto contábil na conta de remuneração baseada em ações, que aumenta a linha de despesas quando a ação se valoriza. Excluindo esse efeito em ambos os períodos, o EBITDA teria crescido 3,0%, atingindo R$ 235,8 milhões.

O lucro líquido apresentou uma redução de 20,9% no segundo trimestre e somou R$ 115,2 milhões, principalmente devido ao mesmo efeito citado anteriormente. Se desconsiderada essa linha, o lucro líquido teria crescido 16,8% e alcançado R$136,9 milhões, impulsionado pelo crescimento de 6,0% da receita líquida.

Nos primeiros seis meses de 2019, a Multiplaninvestiu 57% a mais do que em todo ano de 2018. Além de investimentos já anunciados no primeiro trimestre, como a construção do ParkJacarepaguá, a aquisição de 20% do BH Shopping, e o acordo de investimento com a Delivery Center, a Companhia segue investindo em inovação, sustentabilidade e renovações e criação de novas áreas para os shoppings.

Um dos destaques é a inauguração de complexo fotovoltaico para suprir integralmente a demanda de energia do VillageMall. A usina foi desenvolvida no norte de Minas Gerais com objetivo de gerar 100% da energia consumida pelo empreendimento, prevendo uma economia de R$5,5 milhões no primeiro ano de operação. O projeto vai muito além da economia na conta de luz: a construção da usina evitará a emissão de 227.655 toneladas de dióxido de carbono ao longo de 25 anos de operação, equivalente ao plantio de 418 mil árvores.

A Multiplan apresenta também o Multi, um superaplicativo para celulares que vai levar o shopping à palma da mão dos usuários, melhorando a experiência dos consumidores e fortalecendo seus vínculos com os clientes. O app, que já está disponível para dispositivos iOS e Android, oferece fácil acesso aos recursos e serviços dos shoppings, trazendo conveniência digital e enriquecendo a experiência física dos visitantes nos shoppings da Multiplan. Entre suas funcionalidades, o aplicativo vai possibilitar compras de praticamente todos os itens disponíveis no shopping com a garantia de uma rápida entrega, através da parceria com a Delivery Center. A versão inicial do app está sendo experimentada no BarraShopping, no Rio de Janeiro. Ainda em 2019, a Multiplan lançará novas funcionalidades no aplicativo e incorporará novos empreendimentos na área de cobertura.

Clique e faça o download do app Multi.