Notícias

15.06.2016

Multiplan revitaliza parque em Ribeirão Preto em comemoração aos 160 anos da cidade

Clique na imagem para ampliar.

Para marcar as comemorações dos 160 anos de Ribeirão Preto, a Multiplan, administradora do RibeirãoShopping e do ShoppingSantaÚrsula, entrega, no dia 15 de junho, um novo parque para a cidade. Localizado nas imediações do RibeirãoShopping, no jardim Nova Aliança, o Parque das Artes recebeu investimentos de R$3 milhões destinados à sua revitalização. Além de ser uma aconchegante área de lazer ao ar livre e de incentivo à prática esportiva com 68.000 m2, o parque passará a promover eventos culturais e artísticos.

“Eu sempre passava por aqui e via isto abandonado. Dava uma tristeza, uma área destas sem cuidado. Há muito venho insistindo neste revitalização e vocês vão ver que agora terão mais um lugar para passear e para se exercitar. É o presente da Multiplan e do Ribeirão Shopping em comemoração ao aniversário da cidade”, conta o presidente da Multiplan, José Isaac Peres.  

Com 45 mil metros quadrados de área de vegetação e cerca de 23 mil metros cobertos por uma série de três lagos artificiais interligados, o parque apresenta uma pista interna de corrida e caminhada com mais de 1.500 metros de extensão e três metros de largura, que promete ser uma das maiores do gênero na cidade. Outro destaque é um espaço destinado exclusivamente aos eventos de Food Truck.  O Parque das Artes ficará aberto todos os dias, das 6h às 20h.   

O local inclui também quatro praças de convivência e três portarias para controle de acesso, que visam proporcionar segurança e comodidade para os usuários. As três novas entradas reúnem materiais ecológicos tais como, madeira e piso de concreto permeável, telhas ecológicas, que trazem equilíbrio entre o aspecto visual e o meio ambiente. 

Pontes e passarelas com piso em material ecológico também foram instaladas com a função de interligar os vários setores do parque para facilitar o uso do espaço. O local ainda conta com um posto policial com vagas para viaturas.  

“Para nós do RibeirãoShopping é uma honra presentear a cidade com uma nova área de convivência, lazer e de cultura. Estamos entregando um parque completo, um incentivo para quem busca qualidade de vida e esportes ao ar livre”, afirma o superintendente do RibeirãoShopping, Felix Diez . 

Os investimentos também contemplam a recomposição das telas que cercam o local e que envolvem uma vedação vegetal em todo o contorno do parque. O calçamento existente em todo o entorno foi reformado, mantendo a composição original. Um dos destaques é o projeto de iluminação, que também tem foco na sustentabilidade. Todo o sistema é feito com lâmpadas led, que garantem menor consumo de energia e contribuem para a redução do impacto ambiental, já que este tipo de luminária possui tecnologia com vida útil superior e descarte sustentável.  

A revitalização inclui ainda um cuidadoso projeto de paisagismo que envolve a troca de 40 mil metros quadrados de grama. A atual cobertura verde, com árvores de médio e grande porte, foi ampliada utilizando árvores nativas da região como o Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Canafistula, Angico, Cedro, Resedá, Acácia Imperial, entre outras. Flores, como as diversas espécies de jasmim, várias espécies de primaveras, azaleia e ruélia, contribuem com o aspecto visual do parque.

As praças possuem bancos de eucalipto tratado e pergolados com primaveras amarelas, brancas e roxas para proporcionar beleza e conforto térmico para descanso, leitura ou contemplação. O espaço também oferece sanitários masculino, feminino e com acessibilidade, bebedouros de água e lixeiras de coleta seletiva. O projeto do parque tem a assinatura do escritório All Design, de Eduardo Salata e Maitê Orsi.