Notícias

16.09.2016

Multiplan e Abrasce celebram os 50 anos de shoppings no Brasil

Clique na imagem para ampliar.

Evento contou com a presença de Isaac Peres como palestrante

O presidente da Multiplan, José Isaac Peres, participou das comemorações dos 40 anos da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) durante o primeiro dia da 14ª edição do Congresso Internacional de Shopping Centers, que também celebrou os 50 anos da criação do shopping center no Brasil.  José Isaac Peres ainda foi homenageado como um dos pioneiros do setor.

Peres, que junto a empresários do setor, participou do painel “50 Anos da Indústria de Shopping Centers”, contou como decidiu migrar do setor imobiliário para o de shopping centers no início dos anos 70.

“Naquela época, quando você recebia pela venda do empreendimento, a inflação já tinha corroído todo o retorno e o dinheiro mal dava para comprar outro. Quando construímos o Ibirapuera, ainda na Veplan, íamos vender todas as lojas. Mas mandei fazer uma pesquisa e vi que, se alugássemos, em 10 anos já teríamos recuperado o investimento. Só que depois, a renda continuava”, lembra Peres. 

Também participaram da mesa, ao lado de Isaac Peres, os seguintes empresários do setor: Presidente da Aliansce Shopping Centers, Renato Feitosa Rique; Presidente da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, Carlos Jereissati; Co-Presidente Ancar Ivanhoe Administradora de Shopping Centers, Marcos Baptista Carvalho; Ceo da Saphyr Administradora de Centros Comerciais, Paulo de Barros Stewart; e o  Presidente do Conselho Deliberativo da Abrasce, Luiz Fernando Veiga.

Ao discutir o futuro dos shopping centers e como o avanço da tecnologia, principalmente do e-commerce, impactará no setor, Peres afirmou: “O shopping center nunca vai acabar. O mal do ser humano é a solidão, e essas novas tecnologias estão deixando-o cada vez mais isolado. A função do shopping center é dar prazer às pessoas, é ser um lugar de encontro. Cada vez mais a compra será uma consequência. O shopping está se transformando num local de serviços, de entretenimento, onde as pessoas vão para se encontrar. Se a gente conseguir dar cada vez mais prazer às pessoas, o shopping nunca vai acabar”. 

O evento incluiu 16 painéis e palestras que tiveram a presença de grandes nomes do setor e do cenário econômico nacional e internacional.  

 

Prêmio Abrasce 2016

Durante o primeiro dia do Congresso, também foi realizada a entrega do Prêmio Abrasce 2016. O Grupo Multiplan foi premiado com duas Pratas. O BarraShopping recebeu o prêmio na categoria Expansão e Revitalização com o case “Expansão Centro Médico BarraShopping”, e o ParkShoppingBarigüi ganhou prata na categoria Prêmio Marketing - Eventos e Promoções de Natal, com o case “Natal Mágico”.     

Com um investimento de R$ 25 milhões dos empreendedores do shopping, o Centro Médico BarraShopping inaugurou, no dia 19 de abril, sua primeira expansão. A nova área tem 3.500m² de ABL e 11 novas clínicas de diversas especialidades, aumentando ainda mais a oferta de serviços médicos no complexo BarraShopping. As novas operações vão desde beleza e bem-estar, passando pela cardiologia, urologia, odontologia, além de um moderno laboratório com diagnóstico por imagem.

O ParkShoppingBarigüi idealizou um espetáculo de jazz e sapateado para apresentações natalinas  chamado “Presente de Natal”.  O evento, concebido exclusivamente para o shopping,  incluiu  coreografia, arranjos, figurino,  cenário  e 14 bailarinas que dançaram na Loja de Brinquedos do Papai Noel, na praça central do mall, ao som de tradicionais músicas do repertório natalino.

 

Números da Indústria

Em 2016, a indústria de shoppings comemora um marco importante na sua história: são 50 anos de trajetória, crescimento e desenvolvimento dos centros de compras no Brasil. Do primeiro shopping instalado em território nacional até os dias atuais, é possível perceber o amadurecimento e a profissionalização do setor, que se transformou em um segmento de grande relevância para o desenvolvimento socioeconômico do país, representando hoje 3% do PIB nacional.

Em 1976, o setor passou a ser representado oficialmente no Brasil por meio da Abrasce, que comemora 40 anos de atuação também em 2016. Principal entidade representativa da indústria de shoppings no país, a Abrasce conta hoje com mais de 400 associados, entre centros de compras, empreendedores, fornecedores de produtos e serviços, e varejistas.