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01.03.2018

Lucro líquido da Multiplan cresce 58,6% no quarto trimestre de 2017, alcançando R$ 135 milhões

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A Multiplan anuncia seus resultados referentes ao quarto trimestre de 2017. O lucro líquido da companhia alcançou R$135,0 milhões, um crescimento de 58,6% sobre o mesmo período do ano anterior, devido principalmente à diminuição de 41,8% na despesa financeira líquida e beneficiado pela provisão de R$65,0 milhões em Juros sobre o Capital Próprio. A margem líquida foi de 41,7%, 1.436 p.b. acima do 4T16. No trimestre, o FFO cresceu 38,5%, alcançando R$184,5 milhões, também beneficiado por um forte crescimento da margem.

No acumulado do ano, o lucro líquido aumentou 18,4%, totalizando R$369,4 milhões. A margem líquida foi de 31,4%, 377 p.b. acima de 2016. A Companhia anunciou R$240,0 milhões em Juros sobre o Capital Próprio no ano, um novo recorde, levando a um payout de 68,3%, a maior distribuição nominal e percentual desde a abertura de capital. Em 2017, o FFO alcançou R$558,5 milhões, um aumento de 15,3% sobre 2016.

Em 2017, a Multiplan apresentou crescimento em todas as métricas operacionais-chave, ao mesmo tempo em que mostrou significativos resultados financeiros.

O EBITDA totalizou R$244,9 milhões no 4T17, um crescimento de 2,1% sobre o mesmo período do ano anterior, devido principalmente a um aumento de 4,0% na receita líquida e a uma diminuição de 9,3% das despesas de sede. O resultado foi parcialmente compensado por um aumento de 104,2% nas despesas de projetos para locação, por conta da inauguração do ParkShopping Canoas.

No acumulado do ano, o EBITDA totalizou R$244,9 milhões, um crescimento de 2,1% sobre o mesmo período do ano anterior, devido principalmente a um aumento de 4,0% na receita líquida e a uma diminuição de 9,3% das despesas de sede. O resultado foi parcialmente compensado por um aumento de 104,2% nas despesas de projetos para locação, por conta da inauguração do ParkShopping Canoas.

Crescimento nas vendas dos lojistas

No 4T17, os lojistas nos shopping centers da Multiplan registraram mais uma vez fortes vendas, alcançando R$4,6 bilhões e crescendo 4,9% sobre o 4T16. Com este resultado, a companhia reporta crescimentos nas vendas dos lojistas em todos os 43 trimestres desde sua abertura de capital em 2007. 

As Vendas na Mesma Área (SAS) apresentaram um crescimento de 3,6% quando comparadas com as do 4T16, enquanto as Vendas nas Mesmas Lojas (SSS) aumentaram 2,7%.

No acumulado do ano de 2017, as vendas dos lojistas foram de R$14,7 bilhões, um crescimento de 6,8% sobre 2016. As lojas satélites apresentaram vendas de R$27.440/m² em 2017, o maior valor já registrado.

O SAS evoluiu 6,6% em 2017, acumulando um crescimento de 12,3% em dois anos, enquanto o SSS aumentou 5,2% no ano, com todos os segmentos expandindo.

Pela primeira vez, um total de seis shopping centers ultrapassaram a marca de R$1,0 bilhão em vendas anuais. Esses ativos registraram R$8,6 bilhões em vendas acumuladas, 7,6% acima de 2016.

CAPEX

A Multiplan investiu R$99,1 milhões durante o 4T17, sendo que o maior montante, de R$70,9 milhões, foi para o desenvolvimento de novos shopping centers, enquanto outros R$15,9 milhões foram investidos em expansões.

Os investimentos no desenvolvimento de shopping centers foram destinados principalmente para o ParkShopping Canoas, no Rio Grande do Sul e o início das obras no ParkShopping Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Os investimentos em expansões totalizaram R$15,9 milhões e incluíram a conclusão da segunda fase da Expansão II do Pátio Savassi e uma expansão do VillageMall. Com esses investimentos, a ABL total entregue pela Multiplan em 2017 foi de 57.600 m² através de quatro projetos, representando um crescimento de 7% na ABL total.

O  ParkShopping Jacarepaguá, 20º shopping center da Multiplan, começou a ser construído no Rio de Janeiro em dezembro de 2017. O ativo terá aproximadamente 40.000 m² de ABL e tem a inauguração prevista para novembro de 2019.

Localizado em uma região carente de comércio, lazer e serviços, o projeto vem para atender uma população de 600 mil habitantes. O shopping center será construído em um terreno de aproximadamente 95 mil m² e, seguindo a estratégia adotada no ParkShopping Canoas, irá trazer um projeto com arquitetura inovadora, paisagismo diferenciado e grandes espaços abertos, com as mais modernas tecnologias sustentáveis disponíveis, buscando grandes eficiências condominiais e, como consequência, reduzindo os custos operacionais.

A Companhia terá uma participação de 91,0% nas receitas do shopping center e de 100% no custo de construção do empreendimento. O investimento é estimado em R$500,0 milhões. Serão 232 lojas, incluindo 15 âncoras e mega-lojas, um supermercado, um centro de eventos multiúso, uma pista de patinação no gelo permanente, sete salas de cinema stadium, um parque de diversões, 10 restaurantes, além de uma ampla praça de alimentação com 34 operações e 2.100 vagas de estacionamento, sendo 700 cobertas. A expectativa é que o shopping center gere aproximadamente 3.000 empregos.