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28.07.2017

Geração de caixa cresce 14,2% e lucro líquido sobe 5,9% para R$104,5 mi no 2º tri

Dia 29 de julho, a Multiplan divulgou os resultados do segundo trimestre de 2017. O lucro líquido refletiu um forte trimestre, crescendo 5,9% para R$ 104,5 milhões, e o Fluxo de Caixa Operacional (FFO) registrou um crescimento de 14,2%, chegando a R$160,4 milhões, com uma evolução de 452 p.b. na margem, que alcançou 56,6%.
 
As Vendas nas Mesmas Lojas (SSS) cresceram 6,7% no período, enquanto as vendas totais evoluíram 8,7%, com seis shopping centers registrando um crescimento de dois dígitos: as do ParkShoppingCampoGrande, no Rio de Janeiro, cresceram 26,3%, do BarraShopping, também no Rio, 16,3%, no ParkShoppingBarigüi, em Curitiba, 11,7%, no JundiaíShopping, em São Paulo, 11,3%, no Shopping Anália Franco, também em São Paulo, em 10,9%, e no ParkShopping, de Brasília, 10,8%.
 
O Aluguel nas Mesmas Lojas (SSR) cresceu 8,6%, voltando a aumentar em termos reais, impulsionando o crescimento da receita de locação para 13,2%. A inadimplência líquida foi reduzida de 2,4% no segundo trimestre de 2016 para 1,3% no trimestre atual.
A taxa de ocupação, que já se mantinha em bases altas, cresceu ainda mais no trimestre, encerrando período em 97,7%, superando a taxa em relação ao trimestre e ano anteriores. Os dez primeiros shopping centers da Companhia apresentaram uma elevada taxa de ocupação no segundo trimestre de 2017, de 98,4%, demonstrando mais uma vez a resiliência operacional do portfólio.
 
O Resultado Operacional Líquido (NOI), beneficiado pela queda nas despesas com propriedades, cresceu 13,9% com um aumento de margem de 156 p.b., para 88,6% no 2T17. O EBITDA aumentou em 8,7% e chegou a R$212,3 milhões, também com uma maior margem, de 74,9%.  
 
A relação dívida líquida/EBITDA se manteve estável em 2,40x em junho de 2017. A emissão de novos Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) de R$300,0 milhões com prazo de 6 anos a 95% do CDI, e o pré-pagamento de um empréstimo a um custo de 108%
do CDI com vencimento em 2019, contribuíram para reduzir o custo médio da dívida, além de estender o prazo médio de amortização.
 
Em agosto, o ParkShopping Canoas entregará formalmente as chaves das lojas em um evento, permitindo que os lojistas comecem a construir seus espaços e se preparem para a inauguração em novembro de 2017. Atualmente, 88,4% da Área Bruta Locável (ABL)
está locada.
 
A empresa também anunciou oficialmente, no dia 26 deste mês, a primeira expansão no VillageMall. Ela aumentará a ABL do shopping center em 11% através da adição de 34 novas operações. A primeira fase será aberta em novembro deste ano, e a segunda em
maio de 2018.